Dê Oportunidade

A Campanha Nacional Dê Oportunidade, faça a diferença, ninguém nasce infrator é uma iniciativa da Pastoral do Menor e CNBB em parceria a mais de vinte organizações em âmbito nacional e dezenas em âmbito regional, estadual e municipal. Foi lançada nacionalmente em 05 de setembro de 2016.

A Campanha quer levar à sociedade um outro olhar sobre o adolescente que cometeu ato infracional. A visão de que se todos têm direitos fundamentais garantidos, da certidão de nascimento à segurança alimentar, educação e saúde, são mínimas as chances de tornar-se um infrator. Afinal ninguém nasce, mas torna-se infrator devido, especialmente às ausências de direitos na sua vida.

Tem o objetivo de esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para a vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais. Além de pautar junto aos governos e executores das políticas públicas e a todos os atores dos Sistema de Garantia dos Direitos, a necessidade de fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (SINASE).

O quê a campanha propõe:

  • Informar, esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o significado humano, social e político das Medidas Socioeducativas (MSE) para a vida da sociedade e dos adolescentes autores de atos infracionais;
  • Pautar junto aos governos e executores das políticas públicas e a todos os atores dos Sistema de Garantia dos Direitos a necessidade de  fortalecimento a aprimoramento do Sistema Socioeducativo (SINASE);
  • Divulgar práticas exitosas na efetivação das MSE, seja nos projetos da Pastoral do Menor  como dos parceiros.

O público alvo da Campanha:

Envolve gestores de políticas públicas, sistema judiciário, conselho de controle social e tutelares, educadores sociais, adolescentes, escolas, representantes de comunidade e movimentos sociais em geral.

Materiais da Campanha:

 

Faça o download da Cartilha Metodológica:

Cartilha Metodológica

Faça o download da Cartilha de Bolso para Crianças e Adolescentes:

CARTILHA DE BOLSO