Noticias

Pastoral do Menor Nacional participa do Fórum Nacional das Pastorais Sociais

O desafio das Pastorais Sociais no momento sociopolítico nacional foi tema do Fórum Nacional das Pastorais Sociais, organismo e setor de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro ocorrido no Centro Cultural de Brasília (CCB) iniciou em 31 de julho e foi até 03 de agosto, onde reuniu as Pastorais Sociais, bispos referenciais e demais religiosos como Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB (CEPAST)e Frei Olávio José Dotto – Assessor das pastorais sociais da Comissão Episcopal para Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB. A PAMEN esteve representada pelo seu bispo referencial e integrante da CEPAST, Dom Luiz Fechio.

O Fórum teve uma pauta extensa: refletir sobre o momento sociopolítico e eclesial; partilhar e avaliar a caminhada das articulações regionais e coordenações das pastorais sociais e rever, à luz do documento Considerações Éticas sobre Economia e Finanças, os desafios pastorais atuais.

Cada Pastoral Social teve a oportunidade de explanar sobre a sua caminhada, elencando os desafios com enfoque para as articulações nos 18 regionais da CNBB. A Pastoral do Menor, representada  pela coordenadora nacional, Marilda Lima, apresentou as ações e os desafios da PAMEN. Marilda Lima ressaltou o fortalecimento dos agentes de pastoral para o enfrentamento da violação de direitos:  “Aprendemos com D. Luciano Almeida, que devemos olhar o pequeno que precisa do adulto para que possa dar conta de sua vida até que esteja em condições de ser adulto. É preciso um fortalecimento das ações dos agentes pastorais tanto no cuidado como para não deixar a violação de direitos tomar força no território brasileiro”.

O encontro discutiu ainda: os temas da Jornada Mundial dos Pobres, a Auditoria da Dívida Pública, o Grito dos Excluídos e a 6ª Semana Social Brasileira, o Sínodo para a Amazônia, o Plano Trienal das Pastorais Sociais com foco nos Seminários de Formação sobre Incidência Política e como potencializar a CF 2019 cujo tema será: “Políticas Públicas”.

Os representantes das Pastorais Sociais participaram também de uma oficina sobre a sustentabilidade das Pastorais Sociais e o planejamento do Calendário 2019 das Pastorais Sociais e da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora da CNBB

Veja abaixo a reportagem da TV Vida onde a coordenadora nacional da PAMEN concedeu entrevista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s