Noticias

PAMEN participa de Encontro internacional do BICE que discute resiliência

Crianças em todos os continentes estão em perigo e as crescentes manifestações de violações de direitos tem sido uma preocupação constante de organizações humanitárias no mundo, como a BICE (Escritório Católico Internacional para Crianças). O BICE realizou até hoje, 19, encontro  em Paris-França com organizações membros e as reflexões mais importantes giram em torno do quê fazer para enfrentar cenários de retrocessos como os que ocorrem na América, inclusive no Brasil e a falta de empatia para com a infância e adolescência em outros países que não respeitam e aplicam as legislações e convenções internacionais.

A Pastoral do Menor Nacional é membro do BICE  e sob a representação de Lourdes Viana, participou do encontro que iniciou nesta segunda dia 18.

Segundo Lourdes, o objetivo do encontro foi discutir estratégias e metodologias que venham a enfrentar problemas como a violência sexual, os maus-tratos, o trabalho infantil e a grande vulnerabilidade das crianças migrantes.

“Ontem tivemos um seminário sobre resiliência, discutindo a partir de uma experiência prática como ajudar com esta metodologia a fazer o resgate dos aspectos sociológicos e psicológicos de crianças e adolescentes que vivenciaram ou vivenciam situações de violações de direitos”.

Lourdes acrescentou que o BICE tem investido na criação das Mesas BICE, que são redes de organizações que se unem para compartilhar saberes, experiências em uma forma de ação conjunta e articulada de incidência política: “Na América Latina temos a Mesa BICE no Brasil, no Chile e agora está sendo implementada na Guatemala”.

Sobre o BICE

Criado em 1948, o Escritório Católico Internacional para Crianças (BICE)  é uma ONG para a proteção de crianças, que constitui-se numa rede internacional composta por 80 organizações de todo o mundo comprometidas com a defesa da dignidade e dos direitos da criança. A PAMEN Nacional é uma entidade membro, representante no Brasil.

Todas as  ações e missões do BICE são apoiadas pela Convenção sobre os Direitos da Criança (CRC). O BICE atua a partir de cinco linas de ação: Programas e projetos;  Incidência política, onde é possivel defender com maior eficácia os direitos das crianças perante instituições nacionais e internacionais, especialmente perante as Nações Unidas,  graças ao seu status consultivo, participa ativamente, por exemplo, do Conselho de Direitos Humanos e do Comitê dos Direitos da Criança. A cada dois anos, o BICE organiza um congresso internacional sobre uma questão central sobre os direitos da criança. Outra linha é a  Pesquisa e treinament e ainda proteção da criança em instituições para incentivar às associações e organizações integrantes de sua rede a adoção de uma Política Interna de Proteção da Criança e acompanha-as para sua implementação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s