Escola de Cidadania, Protagonismo

Gestores das escolas de Franca recebem formação sobre Protagonismo

Secretários de Educação e Diretores de 122 escolas públicas de Franca-SP participaram ontem, dia 09, da Formação realizada pela Pastoral do Menor e Pastoral da Educação dentro do Projeto de Implementação das Escolas de Cidadania com adolescentes e jovens das escolas públicas da cidade.

O encontro teve uma programação dinâmica com palestras e trabalhos em grupo. Contou com a presença das equipes das duas pastorais e do Bispo de Franca D. Paulo Roberto. A Dirigente de Ensino, Maria Luiza Machado, palestrou sobre o tema “Protagonismo no ambiente escolar”. Já Joster Lopes, psicólogo da equipe Pamen, falou sobre o “O poder da Liderança que Liberta e Transforma”.

O jovem Luis Felipe Maia entusiasmou a plateia com sua história de vida. Através do Esporte e do basquete ele está sendo um grande protagonista. Aos 22 anos, coordena o Conselho de Atletas da Universidade de Minot (EUA), onde faz pós-graduação. Felipe ocupa um cargo no grupo de negócios da universidade, sendo ainda capitão do time em que joga. Para Felipe, o Brasil precisa de jovens protagonistas e a escola vem a ser um ator fundamental para estimular nos jovens o protagonismo com carisma, ética e altruísmo.

Os diretores realizam trabalhos em sub-grupos onde responderam às seguintes perguntas: Por que vale a pena investir no Protagonismo Juvenil na escol? Que ações protagonistas preciso desenvolver na escola? e, o que espero do protagonismo juvenil na minha escola?

Na Escola de Cidadania o estimulo é para que os jovens possam expressar ideias, opiniões, terem a percepção do senso comum e como podem exercer a cidadania no dia-a-dia. A Escola promove encontros, oficinas, cursos, debates com temas escolhidos pelos próprios jovens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s